Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

27/05/2020 - Em comemoração à Semana do Meio ambiente, Fernando de Noronha realiza ações virtuais

A administração de Fernando de Noronha vai celebrar, entre os dia 1 e 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente. Como ainda estão sendo tomados os devidos cuidados com a saúde dos noronhenses, com o distanciamento social por conta do combate ao novo coronavírus, a Superintendência de Meio Ambiente em parceria com a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (EREFM), organizou uma série de publicações virtuais (texto e vídeo) diárias, assinadas por especialistas sobre o assunto e também com a participação de convidados. O material estará disponível no site oficial da administração (www.noronha.pe.gov.br) e servirá como conteúdo para que os alunos da Escola Arquipélago participem de uma gincana virtual. No dia 5, quando se comemora o Dia do Meio ambiente, será exibida uma oficina virtual de confecção de coleções de lixo marinho, ministrada pela Profa. Dra. Mônica da Costa, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os textos serão publicados diariamente, sempre às 9 horas. Na próxima segunda-feira, dia 1, o tema abordado será Unidades de Conservação, que são áreas que garantem a proteção da fauna, flora, ecossistemas e processos ecológicos associados. Na terça-feira, especialistas irão ressaltar a importância da Fauna e da Flora de Fernando de Noronha, com dicas de proteção. Na quarta-feira, o tema será Sustentabilidade e Turismo, focando nos cuidados e conservação da Ilha diante da sua principal atividade econômica. Na quinta, Enfrentamento às Mudanças Climáticas será o destaque. Para encerrar, na sexta-feira, 5, o assunto abordado será o Combate ao Lixo Marinho e a relação do Programa Noronha Plástico Zero com esta causa.

De acordo com o administrador da Ilha, Guilherme Rocha, é muito importante que a data seja comemorada para alertar a população sobre a relevância de cuidar do meio ambiente, mesmo vivendo em uma pandemia. “Sabemos que nesse momento estamos batalhando contra a Covid-19, mas é necessário ter o hábito de preservar o local em que vivemos. Isso é essencial não só dentro de casa, como também na rua, na escola. Enfim, em todos os lugares. Cuidar do nosso lugar é cuidar do próprio futuro. Esse é o momento para as pessoas se conscientizarem ainda mais com o futuro do planeta. Queremos fazer de Noronha um exemplo sustentável”, disse Guilherme.

Segundo a superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann, a Semana do Meio Ambiente visa chamar a atenção para a conscientização de todos, sensibilizando a sociedade a manter os cuidados diários com o ecossistema. “Será uma oportunidade para que a comunidade e todos aqueles que se interessam pela gestão ambiental de Fernando de Noronha entrem em contato com temas atuais e relevantes à questão. Entre outros assuntos, serão contemplados o enfrentamento às mudanças climáticas e o combate ao lixo marinho", afirmou Daniele.
Ainda conforme a superintendente, além da Semana virtual, o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho, será celebrado no mesmo modelo, tendo como convidado o oceanógrafo noronhense Túlio Rabelo, que falará sobre serviços ecossistêmicos marinhos e sua importância para Fernando de Noronha.

Para os alunos de Fernando de Noronha, a educadora ambiental da EREFM, Fabiane Vilela, organizou uma gincana virtual com base no temas diários disponibilizados na programação da Semana. Todos os dias os estudantes receberão atividades elaboradas pela professora relacionadas ao assunto abordado do dia. De acordo com Fabiane, as atividades irão estimular os alunos em seus hábitos diários no que diz respeito à educação ambiental.

“O objetivo da gincana virtual é incluir os alunos nas questões ambientais, transmitindo mais conhecimento e sensibilizando-os quanto à importância da conservação do Meio Ambiente. São eles também que ajudam a educar os adultos de seu convívio, ensinando e dando exemplo do que aprenderam”, disse Fabiane. As palestras serão conduzidas por personalidades locais, o que aproxima ainda mais o aluno da sua realidade. “A dinâmica virtual será um grande desafio já que a prática com os educandos sempre foi a saída de campo. Essa nova realidade servirá de projeto piloto para futuras ações”, completa Fabiane.

O encerramento do evento será no dia 5 com a oficina virtual de confecção de coleções de lixo marinho, ministrada por Mônica da Costa. A profissional vai falar sobre a importância de não jogar lixo nos oceanos e sobre a construção de uma coleção de lixo marinho, mostrando ideias para as pessoas montarem uma. Mônica faz parte da Rede de Coleções Didáticas e Científicas Sobre Lixo Marinho (Recolixo). “A Recolixo nasceu em 2016 num minicurso na cidade de Salvador, Bahia. É uma rede que troca experiência e materiais entre as coleções de lixo marinho para que elas funcionem em uma maior dimensão”, relata a professora.

A primeira Semana do Meio Ambiente de Fernando de Noronha na modalidade virtual contará com a colaboração do ICMBio, Associação Noronha Terra, Projeto Aves de Noronha, Projeto TAMAR, Projeto Golfinho Rotador, CONTUR, Noronha Canoe Clube, Projeto Circularis, WWF, Parley pelos Oceanos, Alma Solar e Minuto Noronha, além da participação especial da Profa. Dra. Mônica da Costa (UFPE/Docean).

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados