Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

17/05/2020 - Servidores públicos fazem testes para Covid-19 antes de embarcarem para Fernando de Noronha

Depois de 15 dias do fechamento total de Fernando de Noronha para o combate à propagação do coronavírus, a Administração da ilha liberou a entrada de servidores dos serviços essenciais, mas com os devidos cuidados, conforme orientação das autoridades de saúde, como a realização do exame RT–PCR, o mais eficiente para a identificação da doença.

Todos os integrantes do grupo que seguiu para a ilha neste domingo, 17, foram submetidos ao exame. Ao todo, trinta e uma pessoas embarcaram para Noronha, entre policiais civis, militares, bombeiros, funcionários da Celpe e servidores da área de saúde da ilha. O arquipélago, no entanto, permanece fechado para visitantes e moradores que estão no continente por tempo indeterminado.

Os servidores recém-chegados à ilha vão passar por um período de isolamento social até saírem os resultados dos exames feitos no Recife, antes de iniciarem os trabalhos. “Estamos tomando todos os cuidados possíveis, conforme orientação das autoridades sanitárias, para que novos casos de coronavírus não surjam na ilha. Esse primeiro grupo que embarcou para Noronha vai substituir outros profissionais que estão no arquipélago há algum tempo. É importante destacar que as dicas básicas de combate à Covid–19 permanecem as mesmas, sobretudo no isolamento social e na higiene pessoal”, diz Fernando Magalhães, superintendente de Saúde do arquipélago.

Fernando de Noronha flexibilizou as restrições, mas continua estimulando o isolamento social para que novos casos da Covid-19 não surjam no arquipélago. Os noronhenses podem fazer atividades físicas individuais, ou com outra pessoa, desde que ela more na mesma residência, uma vez ao dia, mantendo a distância de outras pessoas. Os serviços essenciais continuam funcionando, tais como farmácias, padarias, supermercados, entre outros, mas com algumas recomendações, como higienização de produtos e objetos nos estabelecimentos e o ordenamento da distância entre os clientes, além da utilização de máscara.

A pesca também é permitida, mas com três pessoas por embarcação. As praias permanecem fechadas até o dia 31 de maio. Para orientar a população, foi lançada uma cartilha com recomendações para a prevenção da doença na ilha, que foi encaminhada por SMS e pelas redes sociais para todos moradores.

Desde o início da pandemia, a Administração da ilha tem adotado medidas rigorosas para o combate ao coronavírus, apoiadas pelo Governo do Estado, como o isolamento social, o fechamento do comércio, do aeroporto, e das praias, além da quarentena, que durou 21 dias e encerrou em 10 de maio. As ações foram importantes para o sucesso do controle do vírus na ilha.

Dos 28 casos de pessoas infectadas em Noronha, todos tiveram cura clínica. Atualmente, cinco casos suspeitos estão sendo investigados.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados