Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

24/03/2020 - Administração de Fernando de Noronha continua obras de infraestrutura na ilha

Mesmo com as atenções voltadas à saúde, por conta do combate ao coronavírus, a Administração de Fernando de Noronha dará continuidade às obras públicas realizadas na ilha, que contemplam melhorias na infraestrutura do arquipélago. Entre elas estão à iluminação de LED da BR-363 e a construção do Ecoposto, local para abastecimentos dos carros elétricos. A decisão segue o decreto do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que determina que apenas sejam executadas obras públicas de interesse social e essenciais para a população, durante esse período de surto da Covid-19.

“Estamos dando continuidade às obras que consideramos essenciais para Fernando de Noronha, já contratadas pelo Governo do Estado e Administração da ilha. São ações que vão melhorar o atendimento à população do arquipélago. Vai garantir mais qualidade na infraestrutura e segurança", explicou o diretor de Obras do arquipélago, Artur Gusmão.

Uma das obras mais importantes para Fernando de Noronha é a substituição de toda a iluminação da BR-363. Cerca de 250 lâmpadas serão trocadas por lâmpadas de LED inteligentes, que irão garantir uma redução significante no consumo de energia da ilha. O investimento é de cerca de R$ 1,8 milhão. A previsão é que o serviço seja entregue até o final do mês de junho.

Outra grande ação é a construção do Ecoposto, local destinado ao abastecimento dos veículos elétricos do arquipélago. “O espaço já está delimitado, pronto para iniciarmos o trabalho. Já recebemos todo o material da estrutura metálica, estamos esperando apenas o material elétrico, que deve chegar no início de abril”, disse diretor de Obras do arquipélago, Artur Gusmão.

Além dessas, outras obras estão sendo realizadas no arquipélago. As estradas vicinais, que dão acesso às praias, estão passando por uma operação emergencial de pavimentação. Estão sendo colocadas britas trituradas por cima da terraplanagem (nivelamento) das vias. O trabalho foi suspenso devido às chuvas e a previsão é que retorne no período de estiagem.

No Porto de Santo Antônio o piso da área que dá acessos ao cais comercial, restrita para empresas que fazem o abastecimento da ilha, está sendo substituído por um piso auto drenante (que absorve água) e ecologicamente correto. “Estamos dando continuidade também a serviços de rotina do setor de infraestrutura de Noronha, como a limpeza de valas e bueiros das praças da ilha”, completou, Artur Gusmão.

O diretor de Obras do arquipélago, Artur Gusmão, reforça que a Administração e a Superintendência de Saúde de Fernando de Noronha estão tomando os devidos cuidados em relação à segurança dos trabalhadores. “Vale salientar que todas as obras estão sendo monitoradas pela equipe de saúde da ilha e pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica. Os funcionários estão seguindo todas as orientações de higiene necessárias por causa do novo coronavírus”, disse.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados