Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

10/02/2020 - Noronha reforça ações ambientais durante o mundial de surf

Começa nesta terça-feira (11) o mundial de Surf Oi Hang Loose, e a administração de Fernando de Noronha, através da Superintendência de Meio Ambiente, vai reforçar ainda mais as ações de conscientização ambiental durante o evento.


No dia 14 (sexta), na praia da Conceição, a ação de conscientização reforçará o Noronha Plástico Zero, Decreto Distrital que entrou em vigor em abril de 2019, proibindo a entrada, comercialização e utilização dos plásticos descartáveis na ilha. A ação acontecerá também no sábado (15), mas desta vez na praia Cacimba do Padre, local onde será disputado o Hang Loose.


A superintendente de Meio Ambiente do arquipélago, Daniele Mallmann, reforça que é preciso atrair a atenção para o assunto, reforçando a educação ambiental, incentivando todos na reflexão sobre a responsabilidade de cada um com o meio ambiente. "Mais do que promover a limpeza de áreas, os mutirões têm um importante papel educativo, pois estimulam os envolvidos a repensarem sobre a geração e o descarte dos seus resíduos e a entenderem o seu papel na manutenção da limpeza urbana", afirma Daniele.


As atividades começaram no começo do mês e fazem parte do mutirão de limpeza e conscientização. Já foram feitas visitas de agentes porta a porta dos moradores, que responderam questionário sobre questões relacionadas ao meio ambiente, realizado também com os turistas. Os agentes deram exemplos de práticas sustentáveis, explicaram sobre a coleta seletiva, gestão de resíduos e descarte adequado de óleo vegetal.


O Oi Hang Loose Pro Contest, um dos mais tradicionais eventos do Circuito Mundial de Surf, será disputado novamente na praia da Cacimba do Padre, com importantes nomes do esporte para a competição, como Filipe Toledo, atual top 4 do World Surf League Championship Tour (CT), e Yago Dora, vice-campeão no ano passado. Miguel Pupo, que venceu a competição em Noronha em 2012, vai tentar o bicampeonato. Outro nome confirmado é o peruano Lucca Mesinas, primeiro surfista classificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. Além de Patrick Tamberg, considerado o número um do circuito da ilha. Brayner Silva, Caio e Caia Souza e Pedro Bernardi também irão representar a ilha na disputa deste ano.


Mais de 100 atletas, de 18 países, já estão confirmados no Oi Hang Loose Pro Contest. Surfistas de Barbados, El Salvador e até Suécia também já confirmaram a participação.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados