Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

05/02/2020 - Administração de Fernando de Noronha divulga programação do Carnaval

Os foliões de Fernando de Noronha já estão na contagem regressiva para brincar o carnaval da ilha, que este ano tem o título “Carnaval Noronha é Pernambuco”. Durante quatro dias, os noronhenses terão opções para todos os gostos. Desde o tradicional frevo, passando pelo samba, pagode, forró, brega romântico e diversos outros ritmos regionais.


A folia vai acontecer na Vila dos Remédios, próximo ao Palácio São Miguel, a partir das 20h. No sábado (22) a festa começa com o grupo de pagode Sassarico, seguido pelo cantor e compositor Geraldo Maia, artista conhecido dos pernambucanos, com 12 discos gravados. Seu estilo musical é diversificado, vai do axé à MPB. Ele apresentará aos ilhéus justamente uma mistura de ritmos. “O meu show é um pouco uma mistura. Canto frevos de bloco, frevos-canção, sambas, cirandas, afoxé. Canto alguns clássicos de Carlos Fernando, Capiba e Nelson Ferreira. É um show bem típico de carnaval, mas evito, dentro do possível, fugir das canções demasiado batidas. Cantar numa ilha paradisíaca, no meio do Atlântico, espraiada quase no meio do caminho entre o Brasil e Portugal, há muitas simbologias frutíferas nisso tudo”, explica Geraldo Maia sobre a apresentação em Noronha.


Ainda no sábado, em paralelo ao polo da administração de Fernando de Noronha, a ilha recebe o desfile do tradicional grupo de maracatu da ilha Nação Noronha, criado há 16 anos por Dona Nanete, ícone da cultura noronhense. O desfile será às 20h, na quadra da Vila dos Remédios. O grupo, formado por 50 pessoas, toca coco, ciranda e frevo.


No domingo (23), quem sobe ao palco é a banda de brega Torpedo e o cantor e sanfoneiro Beto Hortis. Neste mesmo dia vai acontecer o desfile do bloco Os Cangaceiros, às 20h. Na segunda (24), a banda The Rossi vai levar a nostalgia da música romântica para Noronha tocando os maiores sucessos de Reginaldo Rossi. Seguido por Edinho Queirós, artista potiguar, radicado no Recife, que desde os anos 1970 se apresenta tocando uma miscelânea de estilos. Dono de um vasto repertório, em Noronha ele vai levar um show especial para o carnaval. Segundo Edinho, que além de cantor é compositor, violonista, arranjador e produtor musical, o show na ilha vai privilegiar o frevo canção, de bloco e de rua, mas também contemplará outros estilos, como afoxé e ciranda. “Estou ansioso para conhecer a ilha falada bem por todos. Fico honrado com o convite para me apresentar em Noronha”.

Na terça-feira (25), encerrando a programação, sai o irreverente bloco As Raparigas no Trânsito, formado por homens vestidos de mulher, organizado pela Associação Noronhense de Taxistas (Nortax), com o apoio de empresas da ilha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Pernambuco e administração do arquipélago.

“Nos preocupamos em trazer para a ilha artistas de variados estilos, para ser um evento que agrade a todos os públicos. Quem estiver em Noronha durante este período não vai se arrepender. Estamos preparando um carnaval democrático, com segurança, para que o folião possa brincar com tranquilidade. Tenho certeza que deverá atrair um grande público e será uma inesquecível festa de carnaval”, comenta Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo, Cultura e Esporte.

A Superintendência de Saúde do arquipélago vai começar a distribuir a partir da próxima segunda-feira (17) mais de 11 mil preservativos masculinos, femininos e lubrificantes, nos alojamentos, pousadas, também durante os shows nos quatro dias de folia e nos blocos de carnaval.

No dia 21, no auditório da Unidade de Saúde da Família - USF, serão realizados testes rápidos de hepatite B, sífilis e HIV. Neste momento, profissionais de saúde vão orientar os usuários sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Já o Hospital São Lucas vai funcionar normalmente, como em todos os dias do ano, com atendimentos de urgência e emergência 24h, de domingo a domingo.


Serviço:

Carnaval Noronha é Pernambuco

Local: Quadra da Vila dos Remédios

Horário: 20h

Programação:

22/02(Sábado): Sassarico, Geraldo Maia e desfile do maracatu Nação Noronha.

23/02(Domingo): Banda Torpedo, Beto Hortis e desfile do bloco Os Cangaceiros

24/02 (Segunda): The Rossi e Edinho Queirós

25/02 (Terça): Desfile do bloco As Raparigas no Trânsito

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados