Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

02/12/2019 - Primeira edição da Onda Sustentável, em Fernando de Noronha, promoveu discussões e ações sobre o cuidado ambiental

A Ilha de Fernando de Noronha mergulhou na primeira edição da Onda Sustentável por quatro dias seguidos, com diversas atividades que tiveram como foco a sustentabilidade E A preocupação com a questão ambiental, atitude essencial para assegurar que as futuras gerações tenham condições adequadas de sobrevivência e qualidade de vida. Com o objetivo de conscientizar a população noronhense e visitantes acerca dessa necessidade, a Administração do distrito, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, realizou a primeira edição do evento.

as ações realizadas despertaram nos participantes - moradores, empreendedores e visitantes - reflexões sobre o papel de cada um no cuidado com a ilha E sobre a incorporação de hábitos sustentáveis na sua rotina.

Segundo o administrador do arquipélago, Guilherme Rocha, a primeira edição da Onda Sustentável foi extremamente importante para reforçar os cuidados com a sustentabilidade da ilha “O projeto ajuda a difundir ideias ligadas à preservação do Arquipélago, incentivando nas pessoas a formação da consciência ecológica. Fernando de Noronha já deu um passo muito importante com o decreto Plástico Zero e a Onda Sustentável é um convite para a reflexão em torno de algo maior, que é o futuro da ilha”.

O projeto, idealizado pela Superintendência de Meio ambiente da Administração de Fernando de Noronha, foi executado com apoio das demais superintendências e de inúmeros parceiros e contou com ações como: visitas de estudantes à unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS), sessão de cinema, homenageM aos trabalhadores da UTRS, yoga, concursos com premiações, feira de alimentos, mutirões de limpeza, trilha noturna, show, entre outros. Toda a programação foi preparada para o público em geral, de diferentes faixas etárias, permitindo dessa maneira, a participação da comunidade e visitantes.

De toda programação, vale ressaltar a importância dos trabalhadores da Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS), que foram homenageados pelos serviços prestados na limpeza urbana e no cuidado ambiental dedicado ao Distrito. Cada trabalhador ganhou um kit com camisa, copo, bolsa e canudo retornável, passeio de barco e medalha de agradecimento pelas diversas atividades realizadas na coleta, separação e organização dos resíduos descartados por moradores e turistas que estão na ilha. No momento da homenagem, eles receberam as medalhas através dos gestores e de parceiros na ação.

A Onda Sustentável foi finalizada com um mutirão de limpeza em parceria com a Parley, sunset e agradecimento da equipe às pessoas que participaram do evento e aos parceiros que colaboraram de alguma forma para que o evento acontecesse.

De acordo com a Superintendente de Meio ambiente, Daniele Mallmann, a ideia do evento foi unir todas as pessoas com um só propósito: o cuidado ambiental. “Acredito que a primeira edição da Onda Sustentável tenha atingido seu objetivo principal, de fazer com que todos os envolvidos refletissem sobre seus impactos no mundo e repensassem seus hábitos. Espero que os temas abordados no evento das mais diversas formas (mutirões de limpeza, sessões de cinema, homenagens, entre outras) tenham efeitos positivos na vida de cada participante e na sua forma de se relacionar com o ambiente. Que esta seja a primeira de muitas Ondas”.

Texto: Bruna Woolley

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados