Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

28/11/2019 - Onda Sustentável estreia com programações para estudantes de Fernando de Noronha

O projeto Onda Sustentável, evento que tem como foco principal a sustentabilidade na ilha, foi lançado hoje (28) em Fernando de Noronha. A programação iniciou pela manhã com o Circuito do Lixo, que consiste numa visita guiada a Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS) pelos estudantes. Já no período da tarde, a programação Cálculo da Pegada Ecológica foi realizada com os alunos da Escola de Referência Ensino Fundamental e Médio de Fernando de Noronha (EREFM). Essa metodologia avalia a quantidade de consumo dos estudantes sobre os recursos naturais.

Os alunos da Educação Infantil da Creche Bem-Me-Quer tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS) e puderam observar como o resíduo chega ao local, sua separação e o que é feito com as frações orgânicas e recicláveis. Na ocasião, as crianças tiraram dúvidas com os trabalhadores da UTRS, conheceram mais de perto como eles trabalham e a importância deles para a sustentabilidade na ilha. No final da visita, cada criança ganhou uma muda de Ipê para levar pra casa. De acordo com a bióloga Natália Rodrigues, essa ação tem grande importância na vida das crianças, pois gera uma maior sensibilização e conscientização na hora de separar o lixo.

“Nesse projeto, as crianças têm a oportunidade de ver para onde vai os resíduos que eles geram e o que é feito com os lixos que eles colocam nos coletores. Eles aprendem todo o processo e passam para os pais sobre a importância da coleta coletiva”, afirma a bióloga.

A Pegada Ecológica, programação que teve início com os estudantes da EREFM, avalia as marcas positivas ou negativas que deixamos no meio ambiente, medindo a quantidade de recursos naturais renováveis para manter nosso estilo de vida. Na ocasião, os alunos participaram respondendo a um teste online, que avalia a pegada ecológica de cada um, sob orientação dos organizadores do projeto. Segundo o engenheiro agrônomo, Paulo Barbosa, a intenção é impactar os alunos sobre os malefícios que o consumo exacerbado de cada um afeta o meio ambiente.

“O objetivo é tentar mostra aos estudantes o quanto eles são ou não sustentáveis no dia a dia deles, em questões como habitação, locomoção, alimentação e uso de energia. Esse teste faz eles refletirem sobre o consumo exacerbado de cada um com os recursos naturais”.

Texto: Bruna Woolley

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados