Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

31/10/2019 - Dia de Finados será comemorado com atos religiosos em Fernando de Noronha e cemitério passará por reformas

A administração de Fernando de Noronha, por meio da sua gerência de obras e serviços (GOS), realizará no Dia de Finados (2), uma série de ações para familiares e amigos de seus entes queridos que estão enterrados no cemitério da ilha. Como forma de homenagear quem ainda vive na lembrança, a organização do evento fornecerá aos parentes e amigos dos falecidos uma recepção com violinista, uma missa às 16h e alguns atos religiosos, das 8h às 17h, no cemitério, localizado na rua da Consolação, no bairro da Floresta Velha. Na ocasião, o cemitério também passará por uma requalificação para melhoria na sua estrutura.

Devido à necessidade de localizar os sepultados no cemitério Distrital de Fernando de Noronha, uma nova área para acomodação dos mortos humanos será construída, assim como, livros de sepultados e óbitos serão reescritos, explica o Gestor de Obras, Fábio Lins. “O cemitério será vertical, pois traz algumas vantagens, uma delas está no próprio licenciamento, onde o cemitério vertical vigora exigências mínimas de instalação, enquanto nos horizontais as preocupações com o solo, lençol freático, plantas, memoriais e nível natural do terreno são fatores essenciais para o licenciamento e permissão de funcionamento do mesmo”, afirma Fábio.

As mudanças consistem na estrutura física do espaço e na atualização dos dados das pessoas que lá estão enterradas, promovendo a preservação patrimonial dentro das normas do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Na entrada, as pessoas serão abordadas por funcionários da administração para que possam fornecer informações para o recadastramento, e assim poder ajudar na atualização do registro de óbitos, no cadastramento de covas rasas, jazigos e túmulos.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura e Obras (SIO), Arthur Gusmão, o projeto de requalificação e readequação do cemitério, assim como, o evento no Dia de Finados, trarão melhorias no cemitério, trazendo dessa forma, um conforto para familiares e amigos dos finados.

“Com essa ação esperamos atrair a atenção da sociedade local, em especial aos familiares e correlatos dos sepultados sobre a importância de estruturar o cemitério da ilha, local essencial, onde estabelecemos nossos vínculos sentimentais com nossos ancestrais e o adequado tratamento aos seus restos mortais. Nesse evento esperamos, ainda, iniciar o devido tratamento a nossa necrópole com todo respeito que o local tão especial é merecedor, nos termos da legislação vigente, de forma programada e continua de modo a deixar legado a população”, afirma o superintendente.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados