Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

18/10/2019 - Semana de saúde bucal em Fernando de Noronha alerta para o câncer de boca

Em comemoração ao Dia Nacional do Dentista, a Administração de Fernando de Noronha, por meio da superintendência de Saúde, vai promover uma semana de saúde bucal a um grupo prioritário de moradores da Ilha (idosos, fumantes, alcoolistas e trabalhadores que ficam expostos ao sol), entre os dias 22 e 25 de outubro. A campanha visa chamar atenção dos ilhéus para os casos de câncer de boca. Também poderão participar, pessoas que não se encaixem nesse grupo, mas que estejam com alguma lesão oral.

A ação é uma busca ativa na área para identificar doenças orais como inchaços, bolhas ou feridas na boca, lábios ou língua que podem comprometer a saúde do indivíduo, ocasionando doenças mais graves. Na ocasião, duas Dentistas especializadas em estomatologia pela FOR (Faculdade de Odontologia de Recife), Doutora Fabiana Mota, e sua residente, Doutora Cícera Gomes, examinarão e identificarão os moradores que estejam com os devidos problemas orais.

No último dia do evento (25), que é comemorado oficialmente o Dia Nacional do Dentista, será realizado o atendimento e os exames nas pessoas que foram identificadas com alguma doença oral, no Hospital São Lucas, das 14h às 17h. Os moradores que não fazem parte do grupo prioritário, mas que se auto diagnosticarem com alguma lesão, como uma ferida que não se cicatriza há mais de 10 dias, poderão ir no hospital e colocar o nome na lista pra ser examinado na sexta-feira (25), à tarde. Para os pacientes que estiverem com lesões mais intensas, identificadas pelas dentistas, e que haja necessidade de análises mais específicas, como a biópsia, as profissionais farão o exame e trarão o material para análise em Recife.

De acordo com a Gestora do Núcleo de Saúde Bucal de Fernando de Noronha, Yeda Vidal, o objetivo da campanha é prevenir o câncer de boca dos moradores que estejam no grupo prioritário ou qualquer pessoa que se auto diagnosticar com algum problema na boca, de forma que possa ajudá-los a solucionar o problema. “Vamos fazer uma busca de pacientes com lesões chamando atenção da população pra os casos de câncer de boca, que no Brasil estão em quinta posição em relação aos demais cânceres. Estamos voltando com esta ação após 2 anos, sendo a última em outubro de 2017. Os casos que forem diagnosticados com malignidade, daremos os devidos encaminhamentos”, afirma a gestora.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados