Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

18/10/2019 - Administração de Noronha faz visita técnica para avaliar ordenamento da Praia do Porto de Santo Antônio

Dentro do planejamento para o reordenamento do comércio e embarcações de pequeno porte na praia do Porto de Santo Antônio, a Administração de Fernando de Noronha fez uma visita técnica junto com a Vigilância Sanitária, Superintendência de Meio Ambiente, Turismo, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público e moradores, para verificar como está a situação da praia do Porto. Foram constatadas diversas embarcações estacionadas na areia, entulhos e vários outros tipos de objetos.

A ideia é retirar todo esse material e transferir para outro ponto da ilha, com o objetivo de melhorar o fluxo de turistas e banhistas. Esse foi o primeiro momento de uma ação de revitalização de toda a área do Porto, como informa o administrador de Noronha, Guilherme Rocha. “O primeiro passo foi justamente ver in loco a real situação, principalmente dos barcos. Vamos fazer uma notificação e já definimos um novo espaço onde as embarcações vão ficar e delimitamos o prazo, mais curto, para que sejam concertados e retornarem ao mar”.

Segundo Guilherme, com o ordenamento, e também com a obra do Porto, o local vai ganhar tanto no aspecto visual quanto no estrutural, que vai facilitar a logística. “Tudo isso faz parte de um conjunto de ações para deixar o Porto novo por inteiro. Não só na área de embarque e desembarque, mas a própria praia. São ações em conjunto para que tudo seja entregue cem por cento novo para a comunidade de Noronha”.

A expectativa é que até a primeira quinzena de novembro sejam retiradas algumas embarcações e demais materiais que estão ocupando o espaço da praia. Para Flávio Falcão, promotor de justiça que atua em Fernando de Noronha, o Ministério Público percebeu que a Praia do Porto de Santo Antônio é o local mais utilizado pela comunidade e também pelos turistas. E que por conta disso viu a necessidade de melhoria. “A visita de hoje deu desdobramento a uma recomendação do Ministério Público no sentido de ordenamento da praia. Existem barcos que estão há vários anos na areia. E também muitos entulhos. Além de barracas invadindo a área. E a comunidade perdendo cada vez mais a qualidade e o espaço na praia. A administração entendeu que essa é uma demanda que merece atenção.

A Administração ficou responsável por notificar as barracas irregulares, com o prazo de retirada ainda a ser definido. Assim como um prazo para a retirada dos barcos. Os que precisam ser concertados, será determinado um prazo para voltarem ao mar. Os que não precisam ser concertados vão ser retirados de imediato. Durante este processo será reservada uma área para a transferência das embarcações e outra somente para uso dos banhistas.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados