Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

07/10/2019 - População elege novos membros para o Conselho Tutelar de Noronha

Neste domingo a população noronhense votou na eleição para novos Conselheiros Tutelares, que começou às 8h e terminou às 17h e foi realizada na Escola Arquipélago. Foram cerca de 174 votantes, que poderiam votar em mais de um candidato. Este ano cinco candidatos concorreram às cinco vagas existentes.

Para o promotor de justiça que atua na ilha, Ivo Pereira de Lima, mesmo o voto para o Conselho Tutelar não sendo obrigatório, é uma forma de legitimar o processo. “Esse é o dever de toda a sociedade. E recebemos uma quantidade relativamente boa de pessoas, uma vez que o voto para conselheiro tutelar não é obrigatório. Mas existe a necessidade do povo participar. Porque o conselheiro não pode ser eleito se não tiver o voto popular”, disse.


Solange Loureiro, presidente do processo de eleição para conselheiro tutelar em Noronha, comenta que a presença do órgão no arquipélago é uma garantia para a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “As pessoas me surpreenderam com a questão da consciência do que estão fazendo. Estão comprometidas com a causa. É muito importante para combater a violação dos direitos das criança e dos adolescentes. A gente sabe que existe e as pessoas têm que estar combativas”.


Uma das eleitoras, a assistente social Sandra lima, fez questão de votar por acreditar na importância da entidade para a comunidade noronhense. “E para a gente cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente. Esclarecer para a comunidade que temos que exercer o nosso direito de cidadania. Cobrar do Conselho e ser parceira dele, porque o trabalho precisa funcionar em conjunto com a sociedade”.

Maria do Carmo, atual presidente do Conselho Tutelar, que está se despedindo depois de 13 anos no órgão e quatro mandatos como presidente, diz que deixou bons frutos e que o Conselho é algo fundamental para acompanhar o crescimento de Noronha. “Vou deixar um legado de vários anos atuando na ilha. Cada ano que se passou foi uma nova experiência, porque Noronha cresceu, evoluiu. Por isso há a necessidade do Conselho em Noronha. Eu espero que os novos conselheiros sejam capacitados e façam um trabalho de continuidade”.

A posse dos conselheiros vai acontecer no dia 10 de janeiro. Na ocasião, será decidido o nome do novo presidente do órgão.

Confira a seguir a quantidade de votos obtidos pelos candidatos a Conselheiros Tutelares


Carine Silene Silva - 90 votos

Maria das Dores da Costa - 41

João Maria de Melo - 38 votos

Maria Aparecida Silva Venceslau - 25 votos

Vilaneide Cortez de Medeiros ferreira - 13 votos

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados