Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

06/09/2019 - Administração da ilha realiza oficinas de compostagem doméstica

Um dos pilares da Administração de Fernando de Noronha, o meio ambiente da ilha vem sendo tratado de forma a deixá-lo cada vez mais equilibrado. Como forma de dar continuidade às ações de sustentabilidade do programa Jogue Limpo com Noronha, o distrito vai promover oficinas de compostagem nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Entre os temas que serão abordados estão o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo para hortas e outros tipos de cultivos. E também como é a melhor forma de utilizar uma composteira.

O objetivo é orientar moradores, turistas e comerciantes para o manuseio adequado dos resíduos, oferecendo um menor impacto ao meio ambiente. “A ideia é que a gente estimule as pessoas a fazerem a coleta seletiva correta na fonte e também utilizar o material orgânico para fazer o composto que será utilizado nos jardins e nas hortas. Minimizando o impacto ambiental causado por resíduos sólidos e a sobrecarga na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS)”, disse Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha.

Ao todo vão ser seis oficinas no Auditório da Escola Arquipélago, distribuídas nos horários da tarde (das 15h às 17h) e noite (19h às 21h). As vagas estão abertas a todas as pessoas que queiram participar. É preciso se inscrever no Núcleo de Geração e Renda, no setor de Meio Ambiente. Ou então pelo e-mail: meioambiente@noronha.pe.gov.br. Os bares e restaurantes que estiverem legalizadas junto à administração ganham um kit de compostagem.

Recentemente a Administração de Fernando de Noronha publicou o decreto proibindo a entrada de plásticos e similares descartáveis no arquipélago e também implantou uma nova estratégia de coleta seletiva, melhorando a gestão de resíduos sólidos na ilha.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados