Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

20/08/2019 - Administração orienta a população sobre o novo sistema de coleta seletiva

A Superintendência de Meio Ambiente (SMA) de Administração de Fernando de Noronha está realizando ações de sensibilização ambiental nos domicílios e estabelecimentos comerciais com o objetivo de orientar a população sobre o novo sistema de coleta seletiva, que teve início no dia 1 de agosto. Uma dessas ações envolveu alunos do 5º e 6 anos da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago (EREM), que participam do Projeto ComVida - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, cujas atividades incluem a educação ambiental.

Para a bióloga Sandra Cadengue, que vem coordenando as visitas realizadas pela SMA, a participação da crianças nessas ações é importante para fortalecer a relação com o meio ambiente. “Elas passam a perceber desde cedo o quanto são agentes de transformação e multiplicadores, ensinando a família e a comunidade sobre a prática correta da separação e descarte de resíduos. Todos aprendem e o meio ambiente de Noronha agradece”, destacou.

A garotada está gostando muito de participar das ações. É uma oportunidade de aprender, atuar e interagir com a sociedade por uma boa causa: “A importância de preservar a natureza”, disse Adriely Samara, de 11. “Aprendemos a jogar lixo no lixo e eu acho isso muito bom”, reforçou Mayná Pietra, também de 11 anos. Adriely e Mayná, assim como todos os estudantes, atuaram sob a supervisão da educadora ambiental Fabiane Vilela.

As visitas iniciaram nos bairros de Floresta Nova e Floresta Velha e abordaram a correta separação dos resíduos e a sua disposição nos dias apropriados, conforme o novo calendário de coleta, em vigor desde o início de agosto. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, coletas de recicláveis e volumosos. Nas terças, quintas e sábados, orgânicos, rejeitos e podas. Aos domingos, é realizada coleta especial de orgânicos e rejeitos em bares, restaurantes e praias.

As ações continuam pelos próximos meses nos demais bairros da Ilha e são fundamentais para o sucesso da coleta seletiva. “Além de garantir o potencial de reciclagem dos resíduos produzidos na Ilha, o trabalho visa melhorar sua gestão, tendo reflexos positivos na limpeza urbana e qualidade de vida de moradores e visitantes”, destaca a superintendente de meio ambiente, Daniele Mallmann.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados