Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

30/07/2019 - Noronha promove 2º “mamaço” para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno

No período de 1 a 7 de agosto é comemorado a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que este ano tem o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro! ”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA). Para marcar a data diversas cidades estão programando atividades para incentivar a amamentação e o Arquipélago de Fernando de Noronha não ficará de fora da programação.

Na Ilha, a data será lembrada com um “mamaço”, desafio lançado pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) em conjunto com o Núcleo Ampliado à Saúde da Família (NASF), com o Programa Mãe Coruja, para as mães lactantes amamentarem seus bebês, ao mesmo tempo, durante um evento que acontecerá na próxima sexta-feira, (2), às 8h, no Forte do Boldró.

A Ação terá o objetivo de chamar a atenção das pessoas, principalmente as gestantes, para a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. Durante o encontro haverá uma roda de conversa cujo objetivo será tirar dúvidas quanto ao modo correto de amamentar e sobre os benefícios da amamentação. E ainda a oficina de Shantala (técnicas de massagens em bebês) com a fisioterapeuta Isabela Botelho.

O leite materno é o alimento mais completo, equilibrado e ideal para o bebê. Além de fácil digestão, o leite provoca menos cólicas no bebê. A amamentação contribui, ainda, para a redução da mortalidade infantil, melhora a saúde da população infantil e aumenta o vínculo entre mãe e filho. O slogan deste ano destaca a importância de toda a família, sobretudo dos companheiros, no envolvimento para o aleitamento nos seis primeiros meses de vida do bebê.

No dia do evento acontecerá trocas de experiências entre as nutrizes (mulheres que amamentam) e conversas com especialistas, reforçando a importância da amamentação e alimentação complementar saudável em crianças de 0 a 2 anos.

“Fazer parte de um evento que acontece no mundo inteiro, a partir de uma causa tão nobre, é algo de muito valor. Porque estamos cuidando e informando da melhor forma possível das mães e bebês sobre o aleitamento, que requer a participação ativa de todos que formam o núcleo familiar”, diz Guilherme Rocha, administrador do arquipélago.

Além disso, nos dias 1 e 2 de agosto (quinta e sexta-feira) ocorrerá a oficina “Amamenta e Alimenta Mãe Coruja”, no auditório do Posto de Saúde da Família (PSF), das 14 às 17h, que têm por objetivo capacitar multiplicadores que irão trabalhar com públicos de diferentes setores a importância da amamentação e da alimentação complementar saudável para crianças na faixa etária de amamentação. Para isso serão utilizados técnicas pedagógicas e criativas diferenciadas para quebra de tabus e paradigmas nesta área, envolvendo diferentes atores sociais na missão de levar saúde e qualidade de vida paras as crianças. O público-alvo são profissionais da saúde, educação, assistência social e outras áreas que possam multiplicar importância da amamentação e alimentação saudável

A oficina será ministrada pela fonoaudióloga Ana Cláudia de Mendonça, tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde.

“O aleitamento materno constitui uma das mais importantes questões para a saúde humana, principalmente nos primeiros anos de vida. Pois atende as necessidades nutricionais, metabólicas e proteção imunológica ao lactente. O leite materno é considerado um alimento perfeito e deve ser iniciado imediatamente após o nascimento, de preferência nas primeiras horas de vida. Por isso a importância das famílias participarem desta ação tão necessária para a saúde das crianças”, explica Fernando Magalhães, superintendente de Saúde da ilha.

Serviço

- Mamaço

Data: 02 de agosto às 8:00
Ponto de encontro: USF Dois Irmãos/NASF
Saída do transfer: 7h30
Retorno do transfer: 10h
Local: Forte do Boldró
Convidados: todas as gestantes, quem amamenta, quem já amamentou, quem pretende amamentar, quem já ajudou e apoia o aleitamento materno.

- Oficina Amamenta e Alimenta Mãe Coruja

Data: 1 e 2 de agosto
Hora: 14h às 17h
Local: Auditório do PSF, ao lado do Canto Mãe Coruja

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados