Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

30/07/2019 - Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos amplia atendimento

A população de Fernando de Noronha agora conta com novos horários de atendimento na Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos, com dois médicos se revezando para receber as pessoas que procuram por assistência dos profissionais de saúde.

De segunda a sexta-feira no horário da manhã, das 8h às 12h, a demanda é espontânea. Ou seja, qualquer pessoa pode ir se consultar e fazer agendamentos. O período da tarde está reservado para linhas prioritárias (gestante e criança) e adultos, em dias específicos.

Nas terças-feiras, das 13h às 17h, acontece o atendimento de crianças mediante agendamento. O mesmo ocorre com o público adulto nas quartas e sextas. As gestantes que realizam pré-natal são atendidas através de consulta agendada na quinta-feira, também no período da tarde.

A USF Dois Irmãos trabalha no sistema de Atenção Primária, que é voltada à saúde e não à doença, um processo de trabalho centrado na equipe multiprofissional e interdisciplinar. Em Fernando de Noronha a equipe é composta por 08 agentes comunitárias de saúde, 01 técnico de enfermagem, 01 auxiliar administrativo, 01 auxiliar de consultório dentário, 01 dentista, 01 enfermeira, além dos dois médicos clínicos gerais, com especialização em Estratégia de Saúde da família.

São oferecidos o controle da hipertensão e diabetes, prevenção do câncer cérvico uterino imunizações, vigilância em tuberculose e hanseníase , atendimento no Programa IST-AIDS, atendimento em saúde mental, programa de controle do tabagismo. E ainda atendimentos à mulher, ao idoso, à criança e ao adolescente, pré-natal, puericultura, entre outros.

Com a extensão dos horários é possível o atendimento na USF de 24 pessoas por dia, nos dois turnos, estabelecendo uma forma melhor de acolhimento aos usuários. Para a gestora da Unidade de Saúde, Daniela Costa, a demanda diária pedia a revisão dos horários para a população. “Aumentamos a quantidade de atendimentos para melhorar o apoio aos serviços eletivos, sobretudo na linha de cuidado e prevenção. Dessa forma, reafirmamos o nosso compromisso com a saúde dos noronhenses, oferecendo sempre o cuidado de forma resolutiva em várias especialidades”.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados