Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

30/05/2019 - Chega ao Hospital São Lucas primeiro estoque de sangue de Fernando de Noronha

O Hospital São Lucas recebeu, nessa quarta-feira, 29, o primeiro estoque de bolsas de sangue da nova agência transfusional de Fernando de Noronha. A iniciativa é uma parceria da Administração da ilha com o Hemope, Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco.

As duas primeiras bolsas foram recebias pelo administrador da Ilha, Guilherme Rocha, e pelo Superintendente de Saúde do arquipélago, Fernando Magalhães. “É um marco para a saúde pública de Noronha. Mesmo vivendo dificuldades financeiras, crise econômica no país e estado, a gente não pode deixar de investir nas áreas básicas de sustentação dos direitos condicionais do nosso povo, que é a saúde, educação e segurança. Então sempre que pudermos vamos investir cada vez mais na saúde pública de nossa ilha, como estamos fazendo desde o início da nossa gestão”, disse Guilherme Rocha.

As duas bolsas de sangue tem 450 ml cada. São do tipo ‘O’ negativo, doador universal e compatível para o uso em qualquer paciente. O estoque tem validade de 42 dias, mas após 25 dias, caso são sejam utilizadas, as bolsas serão devolvidas ao Recife e o estoque será reposto.

O transporte é realizado por uma empresa aérea contratada pelo Governo do Estado, seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

“Após muita regulação, adequação de empresas aéreas para o transporte e negociações com o Hemope, conseguimos fazer um estoque mínimo na ilha para atender emergências que por ventura aconteçam”, explicou o Superintendente de Saúde, Fernando Magalhães.

Para manter a validade do sangue um monitoramento térmico é feito continuamente. A equipe de enfermagem do Hospital São Lucas passou por uma capacitação inicial no Recife e agora participam de um novo treinamento, ambos fornecidos pelo Hemope. “Nosso intuito é finalizar o processo esclarecendo dúvidas, fornecendo outras informações e deixando os responsáveis aptos ao acesso à agência transfusional”, disse a gerente do Hemocentro no Recife, Lésbia Sitcovsky.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados