Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

29/05/2019 - Campanha Noronha Plástico Zero completa um mês com balanço positivo

A Administração de Fernando de Noronha realizou o balanço de 30 dias da entrada em vigor da campanha Noronha Plástico Zero – Decreto Distrital 002/2018. Está proibida na ilha a entrada, comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares, como por exemplo, garrafas plásticas de bebidas abaixo de 500 ml, canudos, talheres, pratos, copos e sacolas plásticas descartáveis, além de marmitas de isopor e plástico descartáveis.

Foram realizados uma série de trabalhos pela administração distrital com a comunidade, pousadeiros, pescadores, empresários e companhias aéreas (Gol e Azul) para a adaptação ao novo decreto. Foram realizadas reuniões com a finalidade de esclarecer dúvidas e disponibilizar informações sobre a campanha e entregues cerca de 200 placas a estabelecimentos como forma de reforçar e atender ao novo requisito legal, além de 400 kits a visitantes da ilha, para estimular o uso de sacolas, canudos e copos retornáveis, bem como divulgar a ação.

Até o momento foram realizadas 11 ações exclusivas de fiscalização nos estabelecimentos, 8 resultaram na apreensão de produtos e na emissão de notificação em virtude do descumprimento do Decreto. Essas ações estão sendo conduzidas pela Coordenação de Vigilância Sanitária e acompanhadas pela Superintendência de Meio Ambiente. Durante as vistorias, foram apreendidos cerca de 350 kg de material plástico descartável. Os objetos mais encontrados foram sacolas plásticas, garrafas de bebidas abaixo de 500ml, bandejas de isopor, copos e pratos descartáveis.

A fiscalização tem ainda caráter educativo. Ao longo do mês foram observadas a adesão à campanha e o entendimento de moradores e empreendedores quanto à necessidade de reduzir a produção de resíduos sólidos e de zerar a produção de resíduos plásticos de uso único (descartáveis). “Em diversos casos, comerciantes viram uma oportunidade de negócio na campanha por meio da confecção de produtos retornáveis personalizados, como sacolas. Tal reação vai totalmente ao encontro dos objetivos da campanha Noronha Plástico Zero, associada ao Decreto, bem como da proposta de turismo ecológico da ilha”, disse o administrador da Ilha, Guilherme Rocha.

Também foi realizada na ilha uma ação para a entregar, de forma voluntária, junto à Superintendência de Meio Ambiente, estoques de embalagens plásticas. “Recebemos cerca de 43.500 itens, dos quais pratos, marmitas, copos e talheres estão sendo doados ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Esse número mostra o quanto a população está engajada e participativa em relação a campanha”, falou a superintendente de Meio Ambiente, Daniele Mallmann.

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados