Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

16/05/2019 - Combate a pedofilia é tema de debate na ilha

Auditório da Escola Arquipélago receberá evento para discutir ações de combate à pedofilia

Visando a promoção de debates com relação a prevenção e combate a pedofilia na Ilha de Fernando de Noronha, será realizado nos dias 20 e 21 de maio o evento “Noronha em Ação Contra a Pedofilia”, que envolverá palestras e rodas de discussões. O evento será realizado no auditório da Escola Arquipélago e será promovido pelo Conselho Tutelar do Distrito Estadual de Fernando de Noronha em parceria com a Administração do arquipélago, Ministério Público e órgãos inerentes aos serviços de assistência social e apoio a criança e o adolescente.

O evento já está em seu segundo ano de realização e tem como objetivo principal, orientar a sociedade em geral sobre os cuidados, a proteção das crianças e dos adolescentes contra a pedofilia, e os direitos fundamentais bem como informar o papel deste público dentro da família e da sociedade, proporcionando reflexões e ações. Segundo a presidenta e conselheira do Conselho Tutelar Distrital de Fernando de Noronha Maria do Carmo Menezes de Almeida, a importância deste evento é informar a população da ilha para a prevenção dos direitos da criança e do adolescente: “A importância de realizar este projeto é de passar a informação sobre a prevenção dos direitos da criança e do adolescente. Sendo assim, elaboramos um trabalho de conscientização com a comunidade. Foram elaborados planos de ação que possibilite atingir este público, no sentido de assegurar os direitos.” falou.

Ela ainda elencou a importância da participação da comunidade noronhense neste debate, visando a ampliação do conhecimento e entendimento das formas de combate a pedofilia: “O evento serve de alerta. A pedofilia é uma doença e ela pode começar dentro de casa com os próprios parentes. Como estava crescendo muito as denúncias de pedofilia no conselho tutelar, então resolvemos abordar este assunto para alertar as famílias.” conclui.

O evento terá palestras com a Promotora de Pernambuco Dra. Cristiane Gusmão de Medeiros, com o tema “Pedofilia: reflexão necessária em tempos de internet veloz” e do Promotor de Minas Gerais o Dr. Carlos José e Silva Fortes que abordará assuntos sobre a prevenção e combate aos crimes de pedofilia, além de atividades com os alunos da Escola Arquipélago.

Texto: Gustavo Arland

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados