Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

16/05/2019 - Plano de ação visa controle populacional de gatos em Noronha

Parceria firmada entre ONG e ICMBio visa o cuidado com a população e os animais da Ilha

Objetivando o desenvolvimento de um projeto massivo de controle populacional de gatos na Ilha de Fernando de Noronha, a ONG AMPARA Animal firmou parceria com a administração do arquipélago e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio) em reunião realizada ontem (16), na sede do instituto em Noronha.

Segundo o ICMbio, estima-se que a ilha tenha 1500 gatos, entre domésticos e de rua, caracterizando uma superpopulação. Visando o combate a problemas de saúde pública e danos ambientais referentes aos gatos, está sendo discutido um plano de ação que inclui uma nova pesquisa de senso populacional, conscientização com a comunidade, cadastramento prévio, captura e esterilização dos felinos promovendo o bem-estar dos moradores da ilha e dos animais. A ação contará com a união e apoio do poder público, setor privado e sociedade civil para o desenvolvimento de solução ética e viável para a problemática.

Segundo o Gerente de Vigilância em Saúde da Administração de Fernando de Noronha Carlos Diógenes, a parceria está sendo um grande passo para o enfrentamento do problema que acontece em todo o Brasil: “A importância desta parceria é unir forças em prol de uma causa que é o controle populacional dos animais. Sabemos que não só Fernando de Noronha, mas outros locais do Brasil enfrentam este problema. Mas, procuramos entender como problema e unimos forças para encontrar soluções.” disse. Carlos se mostra muito entusiasmado com os possíveis resultados e fala que isso pode ser conseguido o mais rápido possível: “A nossa investida agora é para trazer um resultado a curto prazo através do processo de controle reprodutivo, que é a castração dos animais em massa. Estamos bem confiantes que teremos um ótimo resultado.” Conclui.

As ações que estão previstas no projeto-piloto, estão programadas para acontecer no segundo semestre de 2019, podendo ser replicado para outras unidades de conservação.

Texto: Gustavo Arland

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados