Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

13/05/2019 - Noronha participa da 17ª Semana Nacional de Museus

Fernando de Noronha participa da 17ª Semana Nacional de Museus, programação que acontece em todo o Brasil, este ano sob o tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. Na ilha, as atividades serão promovidas pelo Memorial Noronhense, tendo como público-alvo jovens e estudantes da Escola Arquipélago, mas extensivo a todas as pessoas, que vão assistir no Cine Mabuya, nos dias 13 e 16 de maio, documentários com temática indígena e afro-brasileira e sobre a história dos museus. Eles também vão participar de atividades lúdicas na Erem. O evento será coordenado pela historiadora Vanessa Araújo.

Outras ações promovidas pela Administração Distrital foram a criação de QR Code que direciona por meio de aplicativo de celular para informações históricas sobre a ilha, e a aquisição de copos biodegradáveis, feito à base de trigo, que serão entregues aos participantes.

O objetivo é discutir a importância dos museus como espaços educativos, conhecendo e preservando a memória cultural brasileira. Além de refletir a importância das raízes culturais para a identidade cultural do indivíduo e criar reflexões a partir das produções audiovisuais como ferramenta de acesso à informação ou pesquisa dentro ou fora do espaço escolar.

“O cinema é, sobretudo, uma ferramenta educativa, quando bem direcionado, une conhecimento e diversidade numa só experiência. A nossa ideia foi justamente estimular no jovem e no cidadão noronhense por meio do audiovisual o sentido de pertencimento ao lugar onde vivem, trabalham e estudam. Só assim é possível conservar a memória do arquipélago”, diz Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo, Cultura e Esporte da Administração.

A 17ª Semana Nacional de Museus, iniciativa que acontece em todo Brasil, é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para celebrar o Dia Internacional do Museu, comemorado no dia 18 de maio. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público mais de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras ações.


Local: Cine Mabuya
Datas:

13/05 das 16h as 17:40
16/05 das 13h as 17:40

Informações:
81 3619-0980

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados