Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

11/03/2019 - Servidores do Recife têm apresentação sobre o Projeto Plástico Zero

Na manhã desta segunda-feira, os servidores da Administração de Fernando de Noronha participaram da palestra de apresentação do Projeto Plástico Zero, que bane a entrada de diversos produtos descartáveis na ilha, de acordo com decreto publicado no ano passado.

O projeto consiste em restringir a utilização do material plástico em Noronha, incentivando uma menor produção de lixo e a preservação do meio ambiente. A reunião contou com a presença do administrador Guilherme Rocha, que reforçou a importância da redução do uso de plástico para que Noronha se torne modelo para todo o Brasil. “A gente quer ver Noronha livre de plástico. A ilha tem que ser exemplo para o Brasil, de forma pioneira. É o nosso propósito livrar Noronha deste problema. É preciso que a gente consiga atingir o objetivo final do Noronha Plástico Zero, que é conscientizar os nossos funcionários, para que juntos possamos preservar o nosso meio ambiente”, disse que Guilherme Rocha.

Durante a palestra, conduzida pela superintendente de Meio Ambiente de Fernando de Noronha, Daniele Mallmann, foram dadas dicas para que os funcionários apliquem ações conscientes não apenas na ilha, mas em qualquer lugar. Com a utilização produtos que não agridam o meio ambiente, a exemplo sacolas de ecobag, pratos e copos de vidro, retornáveis ou de papel.

“Cada um de nós temos que pensar o que o decreto afeta em nossa vida. Repensar e fazer substituições no dia a dia. Noronha é um piloto, que vai servir de exemplo. Inclusive estamos sendo procurados por diversas secretarias municipais que desejam implantar o mesmo projeto”, comentou a superintendente.

O decreto

Publicado em 13 de dezembro, o decreto determina normas que se aplicam a todos os estabelecimentos e atividades comerciais de Fernando de Noronha. Incluindo restaurantes, bares, quiosques, lanchonetes, ambulantes, hotéis, pousadas e também a moradores e turistas. Proibindo a entrada de vários produtos na ilha, no que diz respeito ao uso e comercialização de recipientes e embalagens descartáveis. Entre eles, garrafas plásticas de bebidas abaixo de 500ml, canudos, copos, talheres descartáveis, sacolas e demais objetos compostos por polietilenos, polipropilenos ou similares. A medida entra em vigor no dia 13 de abril.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados