Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

23/01/2019 - Administração de Fernando de Noronha realiza sexta etapa de aplicação de próteses dentárias em moradores do arquipélago

A Administração de Fernando de Noronha, por meio da superintendência de Saúde, promove a sexta etapa do mutirão para aplicação de próteses dentárias em moradores da ilha. Batizada de Aliança por um Sorriso, a ação acontece em parceria com a cirurgiã dentista Andreia Manetta Moles, de São Paulo, especialista em implantodontia e professora da Faculdade de Odontologia da APCD (São Paulo) e da Escola Pernambucana de Odontologia, em conjunto com empresas paulistas, incluindo protéticos.

Os interessados nas próteses passaram por triagem através de encaminhamento do setor de atenção básica de saúde do arquipélago, com critérios de idade, funcionalidade, necessidade de reabilitação e condição socioeconômica do paciente. Nessa etapa do projeto de reabilitação oral vão ser entregues cerca de 25 unidades de próteses dentárias. Dois profissionais de São Paulo, além da equipe de odontologia de Noronha, farão os atendimentos no Hospital São Lucas. Os procedimentos vão ser feitos entre os dias 23 e 30 de janeiro. Espera-se que ao final desta etapa 126 próteses tenham sido entregues desde o início da ação, iniciada em janeiro de 2018.

“Esse projeto veio cobrir uma lacuna no atendimento que oferecemos de rotina na ilha. As próteses não são oferecidas pelo SUS, salvo nos Centro de Especialidade Odontológica que possuem habilitação e técnico de próteses, ligado ao programa de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Através dessa parceria estamos oferecendo uma chance do usuário reabilitar a função mastigatória, a estética, a fonação e também a inserção social. É gratificante ver o sorriso após a entrega das mesmas”, diz Yeda Vidal, Gestora de Saúde Bucal de Noronha.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados