Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

17/05/2019 - Ações de conscientização ambiental são realizadas em Noronha

A Parley fecha parceria com a Administração de Fernando de Noronha e intensifica as ações do Decreto “Plástico Zero”


Visando o fortalecimento em prol do combate aos resíduos plásticos na Ilha de Fernando de Noronha, a rede Parley firma parceria com a Administração de Fernando de Noronha e Superintendência de Meio Ambiente, criando novas ações de conscientização e intensificando as ações do Programa Plástico Zero.

A Parley for the Oceans, é uma rede global para criadores, pensadores e líderes trabalharem juntos na conscientização sobre a beleza e a fragilidade dos nossos oceanos, colaborando com projetos que podem impedir sua destruição, acelerando o processo de mudança nas pessoas e aproximando-as dos cuidados que devemos ter com o planeta.

A parceria reúne um conjunto de ações na praia da Baía de Santo Antônio, onde se localiza o Porto de mesmo nome, que é um local de grande importância na ilha reunindo uma infinidade de belezas naturais, aliado a calmaria das águas e presença de seres marinhos, além de navios naufragados. O objetivo das ações é fazer com que frequentadores em geral se tornem o principal agente no cuidado da praia, seguindo a prática de boas condutas.

Para isso, o trabalho começa na escola. Em conjunto com alunos da Escola Arquipélago, a Parley, integrantes da Superintendência de Meio Ambiente e representantes da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – ComVida (Programa da Secretaria de Educação realizado na Escola Arquipélago), realizaram saída para a praia, fazendo um trabalho de educação ambiental e controle dos resíduos. Houve saída na última quarta (15) e nesta sexta (17), com o principal objetivo de refletir sobre a origem dos resíduos em especial, plásticos encontrados na praia e como cada um pode contribuir localmente para a melhora global na saúde dos oceanos. A ação envolveu crianças de 9 a 11 anos.

Neste sábado (18), a partir das 9:00 da manhã, a Parley e integrantes da Superitendência de Meio Ambiente realizarão uma ação de sensibilização dos usuários da Praia do Porto, trazendo a reflexão e a compreensão de que todos são parte do problema da poluição marinha/costeira, entendendo os aspectos ambientais da sua atividade/uso que interagem de forma negativa com o meio. Serão apresentados os novos equipamentos de recolhimento de resíduos localizados na praia e também serão passadas aos banhistas as orientações gerais de uso da Baía de Santo Antônio.

E para encerrar as atividades, será realizado uma reunião com os líderes locais na próxima segunda feira (20) a noite, para debater sobre o caminho do lixo produzido em Fernando de Noronha e como a intervenção deles podem contribuir para o equilíbrio global. O local da reunião, será o auditório da Escola Arquipélago.

Segundo a Superintendente de Meio Ambiente da Administração de Fernando de Noronha, Daniele Mallmann, a parceria veio em uma hora muito oportuna, tendo em vista o esforço intensificado da administração em reduzir os resíduos plásticos: “As ações acontecem num momento em que Noronha está reduzindo drasticamente a produção de resíduos plásticos de uso único (descartáveis), por meio do Programa Noronha Plástico Zero e reforçando a implantação da coleta seletiva de resíduos, por meio da instalação de equipamentos públicos e de ações educativas. Neste momento, toda ação orientada para a educação e conscientização ambiental e articulada com a Administração é muito bem-vinda e tem potencial para contribuir para que o resíduo plástico descartável seja efetivamente zerado e que a coleta seletiva de resíduos seja eficiente na Ilha. ”disse.

Ela também falou da importância da iniciativa da Parley e da parceria que a administração formou para, em conjunto, reduzir drasticamente os resíduos: “A Parley possui larga experiência no combate à poluição nos oceanos por meio de mobilização dos mais diversos atores no mundo todo e colocou tal expertise à disposição da Administração para, por meio de parceria não-onerosa, contribuir com demandas ambientais importantes na Ilha, como o combate à poluição por plásticos, a coleta seletiva de resíduos sólidos e os cuidados com locais de grande importância ambiental, histórica e socioeconômica, como é o caso da Baía de Santo Antônio/ Praia do Porto. A parceria vem para contribuir, conscientizando e orientando os envolvidos nas ações sobre a importância e os meios de atuar localmente para que sejam mantidos, não só o equilíbrio ambiental na Ilha, mas também a saúde dos oceanos a nível global. ”

Por ser uma área muito frequentada pelos turistas e trabalhadores da ilha, foi colocado a Baía de Santo Antônio como prioridade para o início das ações: “A Parley possui atuação em diversas áreas do litoral brasileiro, tendo programadas mais algumas visitas à Ilha ainda neste ano. Por sua vez, a Administração tem diversas demandas ambientais em outras áreas da Ilha que devem ser enfrentadas. A ideia de se começar pela Praia do Porto se deu devido à intensidade e multiplicidade de usos no local. Se bem-sucedida, esta parceria pode ser replicada para ações em outras áreas da Ilha ou direcionada para outras formas de atuação com foco no combate à poluição das praias e dos oceanos. ” Conclui.


Texto por: Gustavo Arland

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados