Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

20/02/2020 - Alunos da Escola Arquipélago produzem confete ecológico

Um dos itens que não podem faltar no carnaval é o confete, pequenos círculos de papel que deixam ainda mais colorida a festa de Momo. Em Fernando de Noronha essa tradição foi adaptada para não agredir o meio ambiente. Alunos do 5º ano da Escola Arquipélago produziram pela primeira vez confetes ecológicos, confeccionado com folhas secas.

Os jovens, que têm entre nove e onze anos de idade, fizeram os confetes a partir do tema do carnaval deste ano da escola,"Educação em valores: o caminho para a cidadania", que busca, além dos ensinamentos teóricos, reutilizar materiais na confecção de diversos objetos carnavalescos, como tampas de isopor, caixas de papelão, pedaços de tecido, entre outros itens. Usar as folhas secas como confete foi uma espécie de projeto-piloto, que naturalmente pode ser inserido de forma ampla nos anos seguintes.

“A nossa ideia foi despertar a consciência deles (os alunos) para o desperdício de papel que esse item tão simbólico do carnaval pode gerar, além da poluição da nossa ilha. Fizemos os confetes em pouca quantidade, mas já despertamos o interesse dos jovens. Faremos com outras turmas nos próximos carnavais”, disse Fabiane Vilela, educadora ambiental da Escola Arquipélago.

Nesta sexta-feira (20), vai acontecer o bloquinho de carnaval dos alunos na quadra da escola. Eles vão usar adereços referenciais às lendas de Noronha criados com os materiais reutilizados e também utilizar os confetes para animar as brincadeiras.

Texto: Ney Anderson

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados