Fernando de Noronha

Acontece em Noronha

12/07/2019 - Comércio de Noronha recebe sacolas de papel em substituição aos sacos plásticos

A atividade faz parte do calendário de ações do decreto NORONHA PLÁSTICO ZERO


Após 7 meses da publicação do decreto “NORONHA PLÁSTICO ZERO” e realização de várias parcerias, a Administração de Fernando de Noronha segue intensificando as ações inerentes ao tema, com o objetivo de erradicar o plástico em todo o arquipélago. Na última quinta-feira (11), o administrador da Ilha Guilherme Rocha, acompanhado da equipe de meio-ambiente, realizou ação nos estabelecimentos comerciais da ilha.

Foram distribuídas 30 mil sacolas de papel em 8 pontos do comércio ilhéu. A entrega das sacolinhas, que tem os dizeres “AQUI NÃO! – Noronha Plástico Zero”, tem como principal objetivo a conscientização sobre o tema e eliminação da utilização das sacolas plásticas nestes estabelecimentos, incentivando a mudança de hábito dos comerciantes e dos consumidores.

O administrador de Fernando de Noronha Guilherme Rocha, disse que a ação era muito importante para mostrar que o projeto tem continuidade e acompanhamento. “O Projeto Plástico Zero é um projeto perene, que não para. Ele iniciou-se quando publicamos o decreto e desde então, nós não paramos mais de fazer ações de conscientização. São ações como esta que a gente vai mostrando que a administração está presente para fazer valer o decreto, para que Noronha seja cada vez mais limpa e preserve ainda mais o meio-ambiente “, falou Guilherme.

A ação dá continuidade as atividades de cumprimento do decreto, que passou a valer desde o dia 11 de abril deste ano. Os estabelecimentos visitados foram: Supermercado e Padaria Poty, Supermercado Breakfest, Noronha Frios, Mercadinho do Boldró, Mercadinho Sena, Padaria do Trinta, Barracão de Bebidas e Padaria Açaí.

De acordo com a superintendente de meio ambiente da ilha Daniele Mallmann, a ação reforça a mensagem do decreto e oferece novas possibilidades aos comerciantes. "A ação vem para reforçar a mensagem do programa Plástico Zero e o compromisso assumido em Fernando de Noronha de zerar o uso de embalagens plásticas descartáveis, demonstrando como é possível substituí-las no nosso dia a dia por embalagens menos nocivas ao ambiente" disse a superintendente.


Texto: Gustavo Arland

Outras Notícias

  • Fernando de Noronha 2013© - Todos os Direitos Reservados